Se preparando para o Halloween

Tuesday, September 18, 2012

Tutu and Crochet Hat by Anna Dusek Creations

O dia das Bruxas, Halloween (ralouín) é um evento tradicional e cultural, que ocorre nos países anglo-saxônicos, mas com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem as celebrações dos antigos povos (não existe referências de onde surgiram essas celebrações). A celebração do Halloween tem duas origens que no transcurso da História foram se misturando: a pagã e a origem católica.O Dia
A origem pagã tem a ver com a celebração celta chamada Samhain, que tinha como objetivo dar culto aos mortos. Sabe-se que as festividades do Samhain eram celebradas muito possivelmente entre os dias 5 e 7 de novembro (a meio caminho entre o equinócio de verão e o solstício de inverno). Eram precedidas por uma série de festejos que duravam uma semana, e davam ao ano novo celta. A "festa dos mortos" era uma das suas datas mais importantes, pois celebrava o que para nós seriam "o céu e a terra" (conceitos que só chegaram com o cristianismo). Para os celtas, o lugar dos mortos era um lugar de felicidade perfeita, onde não haveria fome nem dor.  Dizia-se também que os espíritos dos mortos voltavam nessa data para visitar seus antigos lares e guiar os seus familiares rumo ao outro mundo.
Já na origem Católica, desde o século IV a Igreja da Síria consagrava um dia para festejar "Todos os Mártires". Como festa grande, esta também ganhou a sua celebração vespertina ou vigília, que prepara a festa no dia anterior (31 de outubro). Na tradução para o inglês, essa vigília era chamada All Hallow’s Eve (Vigília de Todos os Santos), passando depois pelas formas All Hallowed Eve e "All Hallow Een" até chegar à palavra atual "Halloween".
Mas o que importa mesmo é que é o dia em que saímos fantasiados nas ruas, indo até para o trabalho com as fantasias e no final da tarde vamos de casa em casa para "colher" os nossos doces. Ultimamente, as travessuras não tem sido aplicadas, apenas ditas no famoso "Doce ou Travessura" (Trick or Treat). 
E entrando no clima do Halloween aqui estou eu crochetando um chapeuzinho de Bruxa no capricho para a minha Fofolete e ainda fiz um Tutu de arrasar para ela.


You Might Also Like

2 comments

  1. Anna, que coisa linda de blog! Sua 'fofolete' é mesmo uma fofura! Que menina linda, meu Deus! = D
    Nunca tinha lido uma explicação tão clara do que significa realmente o Halloween!
    Puxa, fiquei muito feliz com seu comentário, e quando entrei no seu blog e descobri que você é crocheteira e fotógrafa... já te add na minha lista de amigos! = D

    P.S. o chapéu ficou lindíssimo!

    ReplyDelete
  2. Ai gente, a bruxinha mais linda do mundo! Tão fotogênica!

    ReplyDelete

Like us on Facebook

Flickr Images