Ligthroom 3.0 { esse é o meu }

Wednesday, September 26, 2012

Eu uso o lightroom e nào tenho vergonha nenhuma de admitir isso. estou de saco cheio de ler comentários ofensivos de alguns fotógrafos brasileiros em relação à isso. Outro dia um "amigo" meu colocou no facebook algo como "se tirar o Lightroom destes 'fotógrafos' quero ver quem fica". Para mim isso é hipocrisia. O lightroom veio para ajudar a quem está na profissão e me auxilia muito nos meus trabalhos. Sim, utilizo filtro em várias das minhas fotos, mas isso é o que é a arte de saber fotografar hoje em dia. O fotógrafo tem que ter o olhar, saber capturar o momento, mas se há uma ferramenta para auxiliar o tal "momento" ficar ainda melhor, porque não utilizar? Então se for assim, todos os fotógrafos "de verdade" deveriam ainda utilizar câmeras SLR e não DSLR. Voltaremos ao filme de 35mm e nada de digital. Não sou dependente do lightroom, mas como já mencionei, me ajuda e muito.
Primeiro que consigo visualizar todas as fotos de uma só vez e já ir deletando as que não gosto de maneira prática e organizada. O programa já faz um backup para mim e organiza todas as fotos por data, e ainda me auxilia a colocar tags para achá-las mais fácil depois. Segundo tenho a opção de utilizar actions que são atalhos para os filtros que aplico em algumas fotos. O que agiliza e muito o meu trabalho. 
Muitas vezes quero apenas a foto em Preto & Branco para dar um destaque. no àlbum que estou trabalho. E nem sempre quero fazer todo o processo novamente, então lá vou eu apertar um único botão e deixar a minha action fazer isso por mim enquanto vou tomar um cafezinho ali na minha cozinha. Não é o Lightroom ou a câmera que faz o fotógrafo. 
Once upon a time a photographer was invited to have dinner at the home of a nice couple. During dinner the wife comments to the photographer “Your pictures are beautiful. You must have a great camera.” The photographer nods politely. After finishing dinner the photographer comments to the wife “That was a fine meal. You must have some great pots!"
Certa vez um fotógrafo foi convidado para jantar na casa de um casal. Durante o jantar a esposa disse para o fotógrafo "Suas fotos são lindas. Você deve ter uma ótima câmera." O fotógrafo apenas sorriu educadamente. Após o jantar o fotógrafo diz para a mulher "O jantar estava delicioso. Você deve ter ótimas panelas!" 
Quanto mais eu aprendo sobre fotografia, mais eu entendo que vai muito conhecimento para poder fotografar. É mais adequado dizer que um bom fotógrafo "faz" a foto ao invés de "tirar" a foto. Composição, luz, foco, motivo, tudo isso o fotógrafo precisa levar em considerção antes de apertar aquele botãozinho que dispara, ou não, o flash. Eu não me considero uma profissional ainda, mas estou chegando lá. Estou aperfeiçoando meus conhecimentos todos os dias, e jamais saberei tudo sobre o assunto, sempre terei algo para aprender. Tenho um equipamento excelente, mas sempre há aquela "nova lente" de consumo.
Mas o mais interesante mesmo é que quanto mais trabalho, mais e mais as pessoas elogiam a minha câmera. Meu marido é um chef e nunca elogiei o fogão dele ou as panelas. Eu sou um desastre na cozinha e admiro quando ele faz a mágica dele acontecer e transforma dois ou três ingredientes em uma refeição deliciosa. Assim como um bom cozinheiro, um bom fotógrafo tem que entender a receita e estar aberto to trabalhar e ser criativo para alcançar os melhores resultados.
Um bom exemplo é a foto abaixo, você pode perceber que utilizando o lightroom pude salvar uma foto que não havia tido uma boa luz. Mas o restante está perfeito. Enquadramento na regra dos 3's e composição. Só melhorei a foto. Acho que ao invés de um ficar alfinetando o outro, que tal apreciar o trabalho de cada um e focar no próprio talento para se diferenciar. Há clientes para todos, cada um tem uma visão que agrada a determinado grupo. Afinal, se todos fotografarem da mesma maneira, daqui alguns anos olharemos para as nossas fotos e perguntaremos "ué, só havia um fotógrafo naquela época?". Viva a diversidade e viva o Lightroom que nos auxilia nisso!


You Might Also Like

0 comments

Like us on Facebook

Flickr Images