E viva a língua Portuguesa! Educando Bilingue

Friday, September 07, 2012

Alfabeto e Números em Português by ChildrenInspire
Muito antes de ter engravidado já havia decidido que educaria a minha filha bilíngue. Sendo no Brasil ou aqui nos Estados Unidos, ela cresceria ouvindo e praticando os dois idiomas. No início achei que seria muito difícil e para falar a verdade, até alguns meses atrás ainda achava que seria um dilema. O principal motivo é por eu ter uma dificuldade extrema de falar em Português em frente de americanos. Não tenho vergonha nenhuma do meu idioma, mas acho falta de educação falar em outro idioma na frente de pessoas que não entendem. Para mim é como se eles pensassem que eu estou falando mal deles, ou que estou falando algo que nào quero que compreendam. Sempre tomei muito cuidado com isso, e por fim acabei perdendo o costume de falar em Português. Muitas pessoas até pensam que sou metida, ou sei lá o que, mas na verdade é que depois de tanto tempo morando aqui, vivendo exclusivamente com americanos (converso com apenas três brasileiros e no mais apenas quando dou aulas), acabei perdendo o costume de falar o meu próprio idioma e acabo misturando expressões do inglês com português com frequencia.
Depois de ler vários blogs e alguns livros sobre o assunto, me assegurei que devo deixar esta insegurança de lado e focar em falar apenas portugues com a minha filha. E não é que já está dando resultado? Quando falo com ela (principalmente em coisas do tipo: "não toca aqui", "não pega isso") ela reage mais quando falo em portugues do que em inglês. Pode ser bobagem minha, mas até meu marido já comentou isso e ela já entende algumas palavras, apesar de ela não falar ainda, ela já está começando a comunicar com sinais (começamos cedo a linguagem de sinais com ela).
É difícil mas algumas coisas aqui ajudam, como por exemplo, a minha sogra nos deu de presente os quadros da Children Inspire, todos em portugês. Temos o alfabeto, os números e os flashcards com os nomes dos animais. Já estão todos na parede do quarto dela, para ir memorizando e se acostumando. Também importamos livros em português (claro que o clássico do Pequeno Principe foi o primeiro da lista) e sempre que vamos à biblioteca procuro por dvds que tenham algo em portugues para poder ouvir em casa e ela ir se acostumando. 
Não sou das mais patriotas, mas tenho orgulho de ser Brasileira e sei o quanto é importante saber mais de um idioma nos dias de hoje (foi por esta razão que acabei me mudando para os EUA, certo?) e quero oferecer isso a minha filha da maneira mais natural possível. Mas sempre estou aberta a sugestões. Se alguém tiver algo que possa compartilhar e puder me enviar comentários, eu ficarei muito feliz em receber.
Feliz dia 7 de setembro!

You Might Also Like

3 comments

  1. Eu tenho sugestão inversa. Não posso dizer que minha mãe me educou bilíngue (até pq ela não fala inglês tão bem), mas sempre me influenciou a aprender outra língua (inglês, nesse caso). Entendo inglês desde pequeninha e, desde que aprendi a ler (cedo, com 4 anos), nunca assisti filmes dublados. Claro que a gente acaba lendo a legenda em português, mas ajudou muito a aprender. Até hoje, só sei as letras da Disney em inglês, meus amigos acham graça e dizem que eu era uma criança yankee! hahaha.
    O que ela fazia:
    1. me colocava pra ver vídeos infantis que ensinavam inglês. Lembro até hoje da lenda do Peter Rabbit (que tinha no tal vídeo). Acho que era bem básico, mas com 7 anos já tinha um vocabulário bem extenso em inglês.
    2. assim que tive idade, me colocou em um cursinho de ingles. lembro que o nome do nível era "kids 1".
    3. lembro também que ela me fazia dizer as palavras em inglês, tipo quando ela estava fazendo comida, pegava uma fruta e perguntava: "o que é isso?" e eu respondia em português e ela dizia 'não, não, em inglês'.
    4. me fazia ouvir cds em inglês, com musiquinhas que ensinavam o alfabeto, os números e coisinhas assim.

    Dito isso, conheço uma mulher que mora na California há muitos anos e tem filhas americanas. As meninas não falam português, mas sabem cantar muitas musiquinhas da Xuxa e da Eliana. Acho que é uma boa maneira de aprender também.
    Bom, essas são minhas "dicas".
    Não tenho filhos e não sei se seria possível fazer isso, mas me parece que sua filha vai ter contato com a língua inglesa em todos os lugares que ela for. Será que não seria possível você só falar português com ela? Realmente não sei se funcionaria, mas é válido...

    ReplyDelete
  2. troféu comentário gigante pra mim ;)

    ReplyDelete
  3. Meo Cacá!!!! Super valeu o comentário! Amei de verdade! E já estou apaixonadassa pela sua mãe. Muito bacana mesmo. Eu tento muito falar apenas em Portugues com a pequena, mas o costume de falar em Inglês fala mais alto, apesar de já estar melhorando muito no assunto. Algo que estou procurando é uma escolinha aonde tenham algumas crianças Brasileiras também para ela poder interagir, já que aqui na região conheço só uma meia dúzia de Brazucas.
    Acredita que nem lembrava que a Eliana existia? Tenha várias musicas da Xuxa no meu iPod e esqueci completamente disso. Obrigada por me ajudar a lembrar. Colocarei amanhã mesmo para ela escutar. Mesmo que não entenda, vale a pena ir se acostumando.
    :)
    Super beijos

    ReplyDelete

Like us on Facebook

Flickr Images